O “ponto alto da noite” foi, segundo a nota, o discurso de Eugénio Fernandes Carvalho, candidato à presidência da Câmara Municipal. Numa intervenção descrita como “vibrante e mobilizadora”, Eugénio afirmou: “Celorico merece mais, pode mais, precisa de mais! Esta coligação não nasceu de conveniências, mas sim de convicções! Juntámos sensibilidades diferentes, independentes e militantes, todos com um propósito comum: mudar o rumo de Celorico.” Sublinhou ainda que “em cada um dos elementos das equipas reside uma nova esperança para o futuro de Celorico. Todos eles enriquecem a nossa candidatura e provam que este projeto não é de um homem, mas sim de uma equipa!”
No mesmo discurso apresentou medidas que propõe para os próximos quatro anos: criação de emprego qualificado para os jovens; facilitação de 200 lotes e habitações a custos controlados; implementação de um plano de vacinação pneumocócica gratuita para maiores de 65 anos; reforço do apoio a estudantes do ensino básico, secundário e superior; e promoção do Parque das Veigas como “o motor de desenvolvimento e a nossa imagem de marca nos próximos 12 anos”.
Concluiu com um apelo à união e à participação cidadã: “Cada um de vós é a voz, a força e a esperança desta coligação. Juntos somos imparáveis. Este é o tempo da coragem. Este é o tempo da mudança. Este é o tempo de Celorico!”
Antes das intervenções de Carlos Peixoto e Eugénio Fernandes Carvalho, falaram outros oradores em nome das diferentes forças da coligação, deixando mensagens de mobilização e de confiança.
O mandatário da candidatura à Câmara, Manuel Machado, destacou a força da coligação e o papel que, segundo ele, Eugénio Fernandes Carvalho terá na transformação do concelho, afirmando: “se há responsáveis pelo atraso do nosso Conselho, chamam-se PSD e estão na Câmara há mais de 40 anos”. Machado criticou decisões que, na sua opinião, prejudicaram o desenvolvimento local, como a falta de acessibilidade à autoestrada A7, e disse ao candidato: “tu tens um amor infinito a Celorico de Basto e esse amor vai-te levar à vitória no próximo dia 12 de Outubro.”
Liliana Pereira, presidente da Federação Distrital de Braga do PS, realçou o papel da coligação na valorização dos jovens, das mulheres e dos autarcas locais e afirmou: “Eugénio está de corpo e alma neste projeto, e com a sua experiência, juventude e ligação ao Conselho, trará, com certeza, diferença.”
Vítor Moura, presidente da Junta de Arnoia e recandidato, sublinhou o papel dos autarcas na proximidade com a população e apelou à confiança no candidato: “nós, Presidentes de Junta, somos a voz do povo, estamos lado a lado com as pessoas. Precisamos que o Eugénio olhe mais para as freguesias e confie nos Presidentes de Junta, porque nós somos o primeiro governo das nossas terras.”