O corpo foi encaminhado para o Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses do Porto, onde foi identificado nos últimos dias.
De acordo com a Autoridade Marítima Nacional, o alerta para a presença de um corpo na zona de rebentação foi dado às 23h36 de sexta-feira, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa). Foram acionados elementos do Comando Local da Polícia Marítima do Douro, dos Bombeiros Voluntários de Valadares, da Viatura Médica de Emergência (VMER) do INEM e da Polícia Judiciária.
À chegada ao local, constatou-se que o corpo tinha sido retirado da água pelos bombeiros, tendo o auto de verificação do óbito sido efetuado pelo médico da VMER.
O Comando Local da Polícia Marítima do Douro tomou conta da ocorrência, tendo o corpo sido transportado para o Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses do Porto, após contacto com o Ministério Público e diligências da Polícia Judiciária.
Natural de Gaia, João Francisco concluiu este ano a licenciatura em Direito na Universidade Católica, integrando o grupo dos 10% melhores alunos do curso. Foi visto pela última vez entre a zona do Candal, em Vila Nova de Gaia, e o Palácio de Cristal, no Porto.
O velório realiza-se esta sexta-feira, a partir das 18h30, na Capela Mortuária da Igreja de Santo Ovídio. A cerimónia religiosa terá lugar no sábado, dia 16, às 9h30, na mesma igreja, seguindo-se o sepultamento no jazigo da família, no Cemitério de Agramonte, no Porto.