logo-a-verdade.svg
Desporto
Leitura: 3 min

Aparecida FC faz história, sagra-se campeão da AF Porto e sobe ao Campeonato de Portugal

Clube de Lousada conquista a Liga Pro da AF Porto, completa a dobradinha com a Taça e atinge pela primeira vez os campeonatos nacionais.

O Aparecida FC viveu, este domingo, 1 de junho, o dia mais marcante da sua existência. Ao vencer fora de portas o Vila, por 4-1, em Gaia, garantiu o título da Liga Pro da Associação de Futebol do Porto (AF Porto) e carimbou a histórica subida ao Campeonato de Portugal, um feito inédito nos 94 anos do emblema do concelho de Lousada.

Apesar de uma entrada em falso – com João Névoa a inaugurar o marcador para o Vila logo aos três minutos, aproveitando uma falha defensiva – a equipa orientada por José Oliveira não acusou o golpe respondeu com determinação. 

Rafa Silva restabeleceu a igualdade antes da meia hora de jogo, fixando o resultado ao intervalo em 1-1.

A reviravolta concretizou-se logo no início da segunda metade, com Rafa Silva a bisar, aos 50 minutos. O Aparecida FC ganhou confiança e ampliou a vantagem com golos de Zidane (67’) e Daniel Adjei (72’), selando uma vitória expressiva, que garante o acesso aos nacionais. 

Com este triunfo, o clube completou ainda a "dobradinha", após já ter conquistado a Taça da AF Porto esta época.

A ascensão meteórica do Aparecida FC, que em apenas duas temporadas subiu do segundo escalão distrital ao Campeonato de Portugal, é reflexo de um projeto sustentado e ambicioso. 

Em declarações ao canal oficial da AF Porto, o treinador José Oliveira destacou a união e o profissionalismo do grupo.

“Quando se tem jogadores humildes, trabalhadores, um presidente como o Cristóvão Cunha e adeptos como os nossos, tudo se torna mais fácil. Eu sou apenas uma peça deste puzzle. Parabéns também à AF Porto, aos árbitros, que mostraram muita categoria durante a época, porque a verdade desportiva imperou, e aos nossos adversários, que valorizaram este campeonato”, afirmou.

O presidente do clube, Cristóvão Cunha, sublinhou o trabalho de longa data que agora dá frutos.

“É o culminar de dois anos de muito esforço. Contratámos um grande homem, o nosso engenheiro e professor José Oliveira. Batemos recordes, vencemos a Taça, conquistámos o título. Os nossos adeptos são incríveis, acreditaram sempre e foram fundamentais neste sucesso”, elogiou.


O Aparecida FC escreve uma nova página de ouro na sua história e prepara-se agora para competir, pela primeira vez, no Campeonato de Portugal.

O AC Vila Meã, que goleou no reduto do Sport Rio Tinto, por 5-0, acabou no segundo posto, e ainda sonha com a possibilidade de promoção.