logo-a-verdade.svg
Sociedade
Leitura: 2 min

Beata atirada para o chão provoca incêndio e corte da EN 113

Uma beata atirada para o chão foi a causa do incêndio que deflagrou na segunda-feira no concelho de Leiria, provocando o corte da Estrada Nacional 113, anunciou esta terça-feira, dia 19 de agosto, o Comando Territorial de Leiria da Guarda Nacional Republicana (GNR).

Redação

O fogo ocorreu na localidade da Gordaria, na União de Freguesias de Santa Catarina da Serra e Chainça, e destruiu 5,6 hectares de floresta e matos. Para o combate ao incêndio foram mobilizados mais de uma centena de operacionais, dezenas de viaturas e vários meios aéreos. Por volta das 18:50, o incêndio encontrava-se em fase de consolidação.

Segundo a GNR, militares do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente de Leiria, apoiados pelo Núcleo de Apoio Técnico do Comando Territorial, conseguiram identificar a origem do fogo, recolher provas e apreender o objeto que deu início ao incêndio. O tenente-coronel Vítor Correia explicou que “havia uma beata no ponto de ignição”, que foi tratada como elemento de prova para o processo junto da autoridade judicial.

A GNR alertou para os riscos de atirar beatas para o chão ou pela janela de veículos, sublinhando que “uma beata não é inofensiva” e que “um pequeno gesto pode ter consequências gravíssimas”. Vítor Correia apelou à população para que evite comportamentos que possam originar incêndios, lembrando que, para além de constituírem contraordenação ao abrigo do Código da Estrada, podem colocar em causa pessoas e bens.