Estudante do curso de Ciências e Tecnologias, Edna Francisca teve um claro objetivo desde o início do seu percurso escolar: estudar medicina. A jovem, natural de Felgueiras, admite que “o estudo propriamente dito nunca foi algo que adorasse fazer”.
A companhia dos amigos e a atenção dos professores destacam-se como os pontos mais positivos da escola, mas Edna demonstrou sempre determinação e foco nos estudos. “Desde pequena que tinha ideais de seguir medicina, tinha decidido que esta ia ser a minha profissão e sabia que, para conseguir fazer isso, precisava de tirar notas muito boas”, conta a aluna.
Fascinada pelo estudo do corpo humano desde os tempos “do estudo do meio”, quando entrou no secundário e com a disciplina de biologia, já não restavam dúvidas na mente da felgueirense de que medicina era a escolha certa para o futuro. “Gostava de estudar o corpo humano, ver como o nosso corpo funciona, como o podemos melhorar ou aquilo que piora o seu funcionamento”, justifica.
Um meio para atingir um fim, os estudos foram uma “obrigação necessária” para a jovem estudante que, após anos de trabalho e esforço, conseguiu entrar no curso de Medicina na Universidade do Minho.