logo-a-verdade.svg
Sociedade
Leitura: 2 min

Incêndio em fábrica de sucata em Gaia entrou em fase de rescaldo

O incêndio que deflagrou na tarde de quinta-feira numa fábrica de sucata em Pedroso, Vila Nova de Gaia, entrou esta sexta-feira em fase de rescaldo, informou a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Redação

De acordo com uma porta-voz do Comando Sub-regional da Área Metropolitana do Porto da ANEPC, os meios no terreno estão “a terminar os trabalhos de finalização”, iniciados por volta da 01h00.

Segundo a página oficial da ANEPC, às 05h45 mantinham-se no local 109 operacionais, apoiados por 41 viaturas.

O alerta para o incêndio foi dado às 14h54 de quinta-feira. A empresa afetada é a Sucateira Constantino Fernandes Oliveira & Filhos, SA.

Devido à grande quantidade de fumo libertado, os residentes nas imediações foram aconselhados a manter as janelas fechadas, informou José Viana, segundo comandante dos Sapadores Bombeiros de Vila Nova de Gaia.

O mesmo responsável adiantou que, pelas 22h20, o incêndio já se encontrava dominado, embora os trabalhos estivessem a ser dificultados “pelo tipo de combustível e pelas dimensões da zona do incêndio”. A propagação foi controlada com o auxílio de máquinas da própria empresa, não havendo registo de pontos críticos fora do perímetro delimitado.

No decorrer da operação, um funcionário da empresa sofreu ferimentos ligeiros. Um bombeiro foi também assistido no local, mas não necessitou de tratamento hospitalar. A ANEPC confirmou que não se registaram mais feridos.