logo-a-verdade.svg
Desporto
Leitura: 5 min

FC Alpendorada apresenta plantel para 2025/2026 com ambição de superar época anterior

Com o apoio de centenas de adeptos, clube azul e branco prepara-se para disputar a Série B do Campeonato de Portugal. Presidente e treinador apontam a manutenção como meta, mas não escondem o desejo de melhorar a classificação de 2024/25.

O Monumento ao Pedreiro, símbolo da identidade local e da arte de trabalhar a pedra, serviu este sábado, 2 de agosto, de palco à apresentação do plantel do FC Alpendorada, que voltará a competir, em 2025/2026, na Série B do Campeonato de Portugal. A cerimónia reuniu algumas centenas de sócios e simpatizantes, num ambiente de entusiasmo.

A uma semana do arranque oficial da temporada — marcado para 10 de agosto, em casa, frente ao Aparecida FC — o presidente Américo Costa traçou um objetivo claro: garantir “uma época tranquila, evitar grandes sobressaltos” e, se possível, “melhorar” o 7.º lugar do campeonato anterior. 

Com o plantel praticamente fechado, o dirigente assegura que o grupo atual "dá garantias", mas reconhece que o mercado continua em aberto. “Se aparecer uma oportunidade, a direção está aberta a reforçar o plantel”, afirmou.

Quanto à estrutura da nova Série B, com a presença de várias equipas da região, Américo Costa antevê um cenário competitivo “muito complicado", mas reconhece que “poderá ser melhor, a nível da receita”.

Com raízes fortes no clube e na terra, Américo Costa aproveitou ainda para deixar uma mensagem emotiva aos adeptos: “O que estiver ao meu alcance, irei fazer sempre tudo por este clube e por esta terra. Este é o clube que aprendi a amar e esta é a minha terra. Não tenho espírito de emigrante e esta é sempre a minha terra”, sublinhou.


Nuno Barbosa continuará a liderar a equipa principal do FC Alpendorada pela segunda época consecutiva. O treinador, de 45 anos, reforçou o papel essencial que os adeptos terão ao longo da temporada.

“Esperamos que os adeptos estejam com o clube e que nos ajudem a empurrar para boas prestações. Costumo dizer que os adeptos são o coração do clube e a forte presença deles aqui é um sinal claro que estão com o clube e que acreditam no nosso trabalho e no caminho que a direção está a seguir”, frisou.

Sobre a preparação da equipa, o técnico garantiu que o grupo “está a crescer” e que o espírito é de “alegria no trabalho, mas com muita competência e foco”

A construção do plantel, explicou, foi feita dando prioridade à qualidade, “primeiro humana, depois futebolística”. Embora admita que “os treinadores querem sempre qualquer coisa a mais”, o grupo atual oferece segurança e margem de progressão.

O primeiro adversário será o Aparecida FC, recém-promovido ao Campeonato de Portugal. Nuno Barbosa antecipa um jogo “muito difícil”, com uma equipa que “vem de uma dinâmica muito forte do ano anterior”.

Ainda assim, garante que a equipa está preparada para enfrentar esse e outros desafios num “campeonato muito competitivo, com jogos de tripla”.

Sobre os objetivos da temporada, o discurso mantém-se realista, mas ambicioso: “Queremos cimentar o clube no Campeonato de Portugal e, se possível, melhorar o 7.º lugar do ano passado. Trabalhamos para sermos melhores e acreditamos que com organização, competência  e entrega no trabalho vamos atingir os nossos objetivos”.

O FC Alpendorada parte para a nova temporada com 23 jogadores no plantel, sendo que 11 são reforços.
 
Guarda-redes: João Matos (ex-Tirsense), Ricardo Morais (ex-Guarda) e Gonçalo Pinheiro.

Defesas: Gonçalo Zuzarte (ex-Vilaverdense), Bernardo Fontes (ex-Vila Real), Simão Melhôr (Ex-Pevidém), Hugo Meireles, Pepe e Fábio Rodrigo.

Médios: Gianluca Barbosa (ex-Aimoré, Bra), Mário Borges (ex-Guarda), Jony, Tavares, Diogo Freitas e Nélson Sousa.

Avançados: Pedro Pauleta (ex-Leça), Jucélio Silva (ex-Gil Vicente Sub-23), Duarte Gonçalves (ex-Águeda), Francisco Peixoto (ex-Vila Boa Bispo), Nilo Souza, Henrique Fonseca, Ismael Pinto e Gonçalo Vieira.

A equipa técnica, para além de Nuno Barbosa, integra ainda Daniel Barbosa (treinador adjunto), João Costa (preparador físico) e Nelson Pinto (treinador de guarda-redes).