logo-a-verdade.svg
Resende
Leitura: 3 min

Fim de Semana Gastronómico convida a saborear tradição em Resende

O Município de Resende promove, entre 23 e 25 de maio, mais uma edição do Fim de Semana Gastronómico, em parceria com o Turismo do Porto e Norte de Portugal.

Redação

A iniciativa convida visitantes e residentes a desfrutar dos sabores tradicionais da região, com destaque para o anho assado no forno a lenha e as reconhecidas cavacas de Resende.

Sete restaurantes locais aderiram à iniciativa e irão oferecer um copo de vinho de boas-vindas aos clientes durante todo o fim de semana gastronómico: Douro Marina Hotel & SPA, Douro à Vista, Paga Tú, Fonte Luminosa, Dona Maria, O Bom Sabor da Nela e Churrasqueira Pepitos.

Também os alojamentos locais se associam à iniciativa, com descontos de 10% nas noites de sexta-feira e sábado nos seguintes estabelecimentos: Hotel Comércio, Douro Marina Hotel & SPA, Quinta de S. Pedro, Quinta do Fojo, Vald’Aregos – Turismo Rural e Casa Nova Agro Turismo.

Para os visitantes interessados em conhecer mais do território e da produção vitivinícola local, é possível agendar visitas a quintas e adegas da região, como a Quinta da Massôrra, Quinta do Formigal, Quinta das Fontaltas, Terrus Douro e Quinta de Fornelos.

Ao longo do fim de semana, haverá ainda outras atividades complementares. No sábado e domingo, a partir das 15h00, o Museu Municipal de Resende terá entrada gratuita, enquanto a Loja Interativa de Turismo irá oferecer provas de vinho harmonizadas com cavacas de Resende, acompanhadas por animação musical do grupo R2CA.

No sábado, 24 de maio, realiza-se a caminhada “Sabores Solidários”, com início às 09h00 no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Resende. A inscrição tem um custo de sete euros e reverte a favor da corporação.

O programa encerra no domingo, 25 de maio, com o tradicional “4.º Domingo de Maio”, uma romaria secular em honra de Santa Maria de Cárquere, na freguesia com o mesmo nome. Este é um momento de grande expressão religiosa, enraizado na diocese de Lamego e na cultura da região.

Para além dos pratos típicos, esta é também a época alta das cerejas, um dos produtos mais emblemáticos de Resende, que promete adoçar ainda mais este fim de semana dedicado à tradição e à gastronomia local.