O festival terá lugar no Auditório António Guterres, no Museu do Côa, e conta com o apoio da Fundação Côa Parque.
Este ano, o festival ganha um novo impulso ao integrar a rede de Festivais de Cinema da Região do Centro, com o apoio da Centro de Portugal Film Commission. A iniciativa junta-se também ao prestigiado ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo, com o objetivo de reforçar a promoção do cinema enquanto ferramenta de divulgação, preservação e valorização ambiental e cultural.
O Do(C)ôa Nature Film Festival, realizado anualmente desde 2023, aceita a submissão de curtas-metragens e documentários produzidos desde 2019, de qualquer parte do mundo, desde que focados em temas ambientais, de natureza, património ou cultura. O festival prevê ainda a realização de atividades paralelas ao longo do ano, relacionadas com o tema central do evento.
A temática principal do festival é a conservação da natureza e o ambiente, abrangendo o meio envolvente de forma alargada, com o objetivo de chamar a atenção para as causas ambientais e climáticas, bem como para o potencial de renaturalização e resiliência da região do Grande Vale do Côa.
O festival atribui três prémios monetários, acompanhados por cestas de oferta com produtos da Rewilding Portugal e parceiros: