logo-a-verdade.svg
Sociedade
Leitura: 2 min

PJ detém "correio de droga" no Aeroporto do Porto com sete quilos de cocaína

A Polícia Judiciária (PJ) deteve, no dia 21 de março, no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, um cidadão estrangeiro de 63 anos, quando este se preparava para embarcar em um voo com destino a Malta.

Redação

O homem foi apanhado com mais de sete quilos de cocaína, disfarçada de creme e dissolvida numa solução líquida.

O produto estupefaciente estava dissimulado em frascos de shampoo e outros produtos de higiene pessoal, escondidos entre as peças de vestuário na bagagem do detido, de modo a evitar a detecção durante as fiscalizações. A operação de detenção teve início após o alerta de sinalização do suspeito pelo Ponto Único de Contacto para Cooperação Policial Internacional (PUC-CPI), o que levou à abordagem do homem no aeroporto por elementos da Diretoria do Norte da PJ, unidade responsável pela investigação.

Após a abordagem, foi realizada uma análise preliminar ao produto, que confirmou tratar-se de cocaína. O resultado foi corroborado posteriormente pelo Laboratório de Polícia Científica da PJ. O detido foi imediatamente presente às autoridades judiciárias competentes, onde foi submetido a um primeiro interrogatório e, em seguida, ficou sujeito à medida de coação de prisão preventiva.

A operação, que envolveu estreita colaboração internacional, é mais um exemplo da atuação da Polícia Judiciária na luta contra o tráfico de estupefacientes, com foco na "identificação e detenção de indivíduos envolvidos no transporte de substâncias ilícitas através de pontos de transporte internacional, como aeroportos".