Este ano, a bienal decorre sob o mote “Sou uma mulher fenomenal” e mantém a aposta numa programação multicultural, integrando teatro, música, dança, arte urbana, literatura e poesia.
De 14 a 18 de Julho, o município de Castelo de Paiva promove a 4.ª edição da Bienal da Cultura, uma iniciativa da Câmara Municipal que regressa com um programa gratuito e aberto a toda a população.
Este ano, a bienal decorre sob o mote “Sou uma mulher fenomenal” e mantém a aposta numa programação multicultural, integrando teatro, música, dança, arte urbana, literatura e poesia.
O evento arranca na segunda-feira, dia 14, com a pintura de um mural dedicado às mulheres de Castelo de Paiva, pela ilustradora Bárbara R. Às 18h, segue-se a performance “Living Statues”, com Carlos Pereira, e às 19h tem lugar o lançamento do livro e inauguração da exposição de serigrafia Houve um tempo em que o tempo ainda não existia, inspirada em A Bíblia de Agustina Bessa-Luís. A noite encerra com uma palestra/entrevista a Miguel Esteves Cardoso e o “Baile dos Candeeiros”, no Largo do Conde, às 22h.
No dia 15, às 11h, Estefânia Surreira (narração e canto) e Filipe Miranda (música ao vivo) apresentam o espectáculo infantil “Izindaba – O Monstro Peludo”. À noite, às 21h, Luísa Sobral participa numa entrevista, seguindo-se o espectáculo de stand-up comedy Não estavas capaz… não vinhas, com Ana Arrebentinha.
A quarta-feira, 16 de Julho, contará com um workshop de serigrafia durante a manhã e, ao final da tarde, as “Conversas no feminino”. A partir das 21h, há uma entrevista a Filipa Leal e, às 22h, Mafalda Veiga participa numa conversa com concerto.
Na quinta-feira, dia 17, repetem-se as “Conversas no feminino” ao final da tarde, seguidas de uma entrevista a Luís Osório. A noite encerra com o recital Os Poetas de Amália, com André Gago na voz, acompanhado por Pedro Dias (guitarra portuguesa) e João Penedo (viola e contrabaixo).
O último dia da bienal, sexta-feira, 18 de Julho, reserva uma palestra com a apresentadora Fátima Lopes, às 18h30. O encerramento acontece em grande com o concerto do espectáculo Amália Hoje.
O presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, José Rocha, destacou a importância da iniciativa para a valorização cultural do território, reforçando que a bienal pretende ser “um grande evento” que projete o município, celebre a criatividade e promova momentos de lazer e envolvimento artístico para toda a comunidade.