logo-a-verdade.svg
Portugal
Leitura: 3 min

Governo já no terreno a avaliar danos e a preparar apoios para lesados dos incêndios no Norte e Centro do país

O Governo encontra-se desde o primeiro dia dos incêndios no Centro e Norte do país a realizar o levantamento dos prejuízos, com o objetivo de apoiar agricultores, comunidades e empresários afetados.

Redação

A informação foi confirmada pelos Ministérios da Economia e Coesão Territorial e da Agricultura e Mar em comunicado conjunto.

O trabalho de proximidade está a ser desenvolvido pelas equipas das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Centro e Norte, pelos Serviços Regionais do Ministério da Agricultura e Mar e pelo ICNF, em articulação com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

Segundo o Governo, este levantamento tem como finalidade garantir uma avaliação rigorosa e rápida da extensão dos danos para que os apoios financeiros cheguem com celeridade às populações atingidas. Estão a ser identificadas necessidades como a reparação de explorações, a reposição do potencial produtivo, o apoio a habitações afetadas, bem como a indústrias e comércios locais.

A Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) está a recolher informação junto das explorações pecuárias, de forma a identificar as necessidades de alimentação animal e a articular mecanismos de apoio. O Governo anunciou também apoio à compra de rações.

Encontra-se ativa uma linha telefónica da DGAV (213 329 621), disponível 24 horas por dia enquanto durar a situação de incêndios, destinada à recolha de informação sobre necessidades de apoio, à divulgação de espaços de acolhimento para animais e aos procedimentos a seguir no encaminhamento dos mesmos.

O Ministro da Economia e da Coesão Territorial, Castro Almeida, afirmou que “desde o primeiro dia o Governo tem estado ativamente ao lado das populações afetadas por estes incêndios e a fazer tudo para que os prejuízos sejam apurados com a maior celeridade. Queremos que os apoios cheguem rapidamente às populações atingidas em boa articulação com as autarquias locais”.

Já o Ministro da Agricultura e Mar, José Manuel Fernandes, destacou que “os agricultores e as comunidades afetadas nunca estarão sozinhos. Desde o primeiro dia, estamos no terreno a avaliar os prejuízos e a garantir apoio concreto, assegurando recursos, proteção para os animais e assistência para que a recuperação seja possível e rápida”.

O Governo sublinha que manterá o compromisso de apoiar as populações, os agricultores e os empresários afetados, garantindo mecanismos de resposta para mitigar os impactos e acelerar a recuperação das regiões atingidas pelos incêndios.