logo-a-verdade.svg
Desporto
Leitura: 4 min

Rafa Bessa é a grande novidade na convocatória de Portugal para o Europeu de hóquei em patins 2025

Avançado do Sporting, natural da Sobreira, estreia-se na seleção principal no Europeu que se realiza em Paredes, de 1 a 6 de setembro

Redação

Rafa Bessa, avançado de 24 anos do Sporting e natural da freguesia da Sobreira, em Paredes, é a principal novidade da convocatória da seleção portuguesa de hóquei em patins para o Campeonato da Europa 2025, hoje anunciada por Paulo Freitas. A competição decorrerá entre 01 e 06 de setembro, em Paredes, naquela que será a terceira edição consecutiva do Europeu disputada em solo português.

O jovem jogador, que representa o Sporting, estreia-se entre os eleitos para uma grande competição internacional, num grupo que apresenta cinco alterações face ao último Campeonato do Mundo, realizado em Itália, em 2024.

Além de Rafa Bessa, integram também pela primeira vez esta convocatória os atletas Guga (Valongo), Miguel Rocha (Óquei de Barcelos), Alvarinho (Hockey Trissino) e Luís Querido (Óquei de Barcelos). Completam a lista os internacionais já habituais Xano Edo (Oliveirense), Hélder Nunes e Gonçalo Alves (ambos do FC Porto), Zé Miranda (Benfica) e Rafa (FC Porto).

Paulo Freitas: “Só há um rumo, que é ganhar”

Na apresentação pública da convocatória, realizada em Paredes, o selecionador nacional Paulo Freitas não escondeu a ambição: “Depois das palavras do presidente [Luís Sénica], só há um rumo, que é ganhar”. O técnico, que deixará o cargo após o Europeu, garantiu que as suas escolhas foram baseadas em dois pilares: a adequação à sua ideia de jogo e a meritocracia.

“O único impedimento era o [Ângelo] Girão [guarda-redes do Sporting]. A partir daqui, são opções minhas. Analisando todos os equilíbrios que uma equipa deve ter, resultou nesta minha escolha”, justificou.

Freitas alertou que a vontade não basta para vencer: “Cada um tem de trazer a sua melhor versão. Vamos viver quase como num ‘Big Brother’, muito tempo juntos. O objetivo é criar uma família forte”.

Portugal joga em casa com ambição renovada

Paredes volta a ser palco do Europeu de hóquei em patins, depois de ter acolhido a prova em 2012 e 2021, ambas com desfechos frustrantes para a equipa das ‘quinas’. Com o apoio do público local, Paulo Freitas acredita que a equipa pode capitalizar o fator casa, mas reforça a necessidade de muito trabalho: “Também somos candidatos, capitalizando o facto de jogarmos em casa, mas temos de trabalhar muito”.

Portugal é a seleção mais titulada da história do Campeonato da Europa, com 21 troféus conquistados, mais dois do que a Espanha, atual tricampeã. A Inglaterra surge na terceira posição do palmarés, com 12 títulos.

A última vitória portuguesa no Europeu remonta a 2016, sendo que a seleção nacional procura agora quebrar o jejum e voltar a erguer o troféu em solo nacional.

Estágio no Luso e concentração em Paredes

A preparação da equipa arranca a 04 de agosto, com um estágio no Luso, onde também estarão três jogadores suplentes: Vieirinha (Óquei de Barcelos), Gonçalo Pinto (Benfica) e António Marante (Tomar), que servirão de reservas em caso de necessidade. A concentração definitiva em Paredes acontecerá a 26 de agosto, já com os dez eleitos prontos para disputar o título europeu perante os adeptos portugueses.

Convocados de Portugal para o Campeonato da Europa 2025 de hóquei em patins:

Guarda-redes:

  • Xano Edo (Oliveirense)

  • Guga (Valongo)

Defesas/Médios:

  • Hélder Nunes (FC Porto)

  • Gonçalo Alves (FC Porto)

  • Zé Miranda (Benfica)

  • Luís Querido (Óquei de Barcelos)

Avançados:

  • Rafa Bessa (Sporting)

  • Rafa (FC Porto)

  • Miguel Rocha (Óquei de Barcelos)

  • Alvarinho (Hockey Trissino)

Reservas para o estágio no Luso:

  • Vieirinha (Óquei de Barcelos)

  • Gonçalo Pinto (Benfica)

  • António Marante (Tomar)