De acordo com um comunicado oficial da infraestrutura aeroportuária, a pista foi encerrada às 11h00 locais (10h00 em Lisboa), após a aterragem do avião da companhia Ryanair, que já tinha Charleroi como destino final.
“Foi instalado um perímetro de segurança à volta da aeronave, levando ao encerramento da pista e, por isso, à interrupção das operações. As autoridades relevantes tomaram conta da ocorrência”, refere a nota citada pelo JN.
A bordo seguiam 166 passageiros, que foram inicialmente mantidos no interior do avião por ordem da polícia local. A retirada dos passageiros iniciou-se após autorização das autoridades belgas. A aeronave foi entretanto deslocada para uma zona separada do aeroporto, como explicou Nathalie Pierard, porta-voz do aeroporto, ao Brussels Times:
“A pista e a estrada principal atrás dela estão fechadas e foi estabelecido um perímetro de segurança de 500 metros”, afirmou, acrescentando que “atualmente, não se sabe quanto tempo durará a interrupção”.
A situação está a ser acompanhada pelas autoridades competentes belgas, que estão a averiguar a veracidade da ameaça. Até ao momento, não foram divulgadas mais informações sobre a origem da ameaça ou eventuais detidos.