logo-a-verdade.svg
Notícias
Leitura: 0 min

16.ª edição da Feira dos Doces Conventuais de Amarante "superou todas expetativas"

Os Claustros da Igreja de São Gonçalo, no concelho de Amarante, acolheram, nos dias 13, 14 e 15 de maio, a 16.ª edição da Feira dos Doces Conventuais de Amarante, que "superou todas as expetativas" da organização.

Redação

Os Claustros da Igreja de São Gonçalo, no concelho de Amarante, acolheram, nos dias 13, 14 e 15 de maio, a 16.ª edição da Feira dos Doces Conventuais de Amarante, que "superou todas as expetativas" da organização.

Dois anos depois do início da pandemia da COVID19, o evento regressou para três dias "com uma afluência acima da média. Sentimos que as pessoas tinham vontade de voltar a estar em feiras, convívios e a ver espetáculos. Estávamos todos muito ansiosos para perceber qual seria a dinâmica pós-COVID19 e o balanço é muito positivo", sublinha Ana Luísa, membro da organização.

A Feira dos Doces Conventuais de Amarante é uma iniciativa promovida pela Associação Empresarial de Amarante, com o apoio da Câmara Municipal de Amarante, que este ano contou com 24 expositores, de vários pontos do país, aliando os doces conventuais de norte a sul do país, os licores e vinhos da região. "Os expositores deram-nos o feedback de que a feira correu muito bem e, portanto, estamos muito contentes com o regresso à normalidade", frisa.

Ao longo dos três dias, para além de provar os doces conventuais os visitantes tiveram a oportunidade assistir a momentos de animação cultural, "que são também um atrativo e enriquecem a feira. Estávamos com algum receio por causa do tempo, mas tudo correu dentro da normalidade".

A Feira dos Doces Conventuais de Amarante vai na sua 16.ª edição, assumindo-se como um evento que reúne vários atrativos e com um impacto interessante ao nível turístico. "Como temos representada na feira a doçaria de norte a sul, assim como licores, há um público que vem à procura dos doces de amarante e outro que vem à procura dos doces de todo o país".

Os doces conventuais são "a marca" de Amarante e por isso "este é um evento que apresenta um forte impacto e interesse para a comunidade e economia locais. Atraímos vários visitantes ao longo do fim de semana e, portanto, sem sombra de dúvida que tem um impacto muito positivo para a cidade e para o comércio".

Após dois anos sem uma edição física, a Feira dos Doces Conventuais regressou com a presença de mais de 12 concelhos, "reunindo um pouco da melhor doçaria conventual de todo o país", frisou o presidente da Associação Empresarial de Amarante, Bruno Costa, que destacou também o processo de certificação de cinco doces conventuais que "está avançado. São doces que dão prestígio a Amarante e certificar significa ter a certeza que aquele produto é o original. Por isso, é muito importante esta certificação, que estávamos a tentar há muitos anos e neste momento temos o processo avançado. Penso que nos próximos meses os doceiros já vão começar a apresentar o selo do doce certificado", garantiu.

A doçaria conventual representa "uma riqueza para o país, porque está ligada a tudo o que é a nossa cultura e matriz de identidade," enalteceu o presidente da Câmara Municipal de Amarante, José Luís Gaspar. Para o autarca é "importante acarinhar todos aqueles que mantêm vivas essas tradições e uma iniciativa que dinamiza a economia da cidade".

Relativamente à parceria estabelecida entre o município e a AEA, José Luís Gaspar salientou que "cada vez mais as redes são fundamentais, não vale a pena pensar que sozinhos vamos a qualquer lado", deixando um convite de visita a Amarante "que tem muitos argumentos para ser visitada", concluiu.