logo-a-verdade.svg
Celorico de Basto
Leitura: 3 min

Celorico de Basto reforça estratégia turística e promove Vinho Verde na AGRO 2026

O Município de Celorico de Basto marcou presença na AGRO – Feira Internacional de Agricultura, Pecuária e Alimentação, que decorreu no Fórum Braga entre os dias 26 e 29 de março.

Redação

Com um stand próprio e uma comitiva robusta de produtores locais, a autarquia focou a sua participação na projeção do Vinho Verde e dos produtos endógenos como pilares da dinâmica turística e económica do concelho.

A presença institucional serviu como uma "janela de promoção" para um território empenhado em captar visitantes através do requinte e da excelência dos seus produtos. Durante o certame, o espaço de Celorico de Basto recebeu a visita do Ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes, que foi acompanhado pelo Vereador do Turismo, José Sousa.

Vinho Verde: Um embaixador de excelência

A estratégia de internacionalização do concelho passou, nesta feira, pela representação de todas as marcas de Vinho Verde de Celorico de Basto. Vários produtores fizeram questão de apresentar pessoalmente as características distintivas das suas colheitas, sublinhando o rigor e a propriedade da produção local.

As apresentações individuais estiveram a cargo das seguintes casas e quintas:

  • Casa de Vila Pouca

  • Vale de Ribas

  • Quinta da Raza

  • Quinta de Miramontes

  • Quinta Real de Baixo

  • Villa Seara

"É urgente andar pelo país e pelo mundo, levar o que é nosso, criando janelas de oportunidade e reforçando a importância de um território que cresce alavancado na forma como o projetamos", afirmou o vereador José Sousa, destacando a AGRO como uma oportunidade de excelência para o negócio e para a proximidade com o público.

Gastronomia e Valorização dos Produtos Locais

Para além do setor vinícola, o concelho promoveu a arte de confecionar os produtos da terra através de uma sessão de showcooking. A atividade foi dinamizada pela Escola Profissional Agrícola Eng. Silva Nunes, que demonstrou a versatilidade dos ingredientes locais perante os visitantes da feira.

De acordo com o balanço da autarquia, a experiência foi considerada um sucesso e deverá ser replicada em edições futuras. A dinâmica criada em torno do stand comprovou a eficácia do envolvimento direto entre expositores, produtores privados e o setor público na promoção da identidade de Celorico de Basto.