A 15.ª edição da Festa do Cinema Italiano vai percorrer o país a partir de abril. A Penafiel chega em novembro.

De 4 a 7 de novembro, o Cinemax Penafiel vai acolher esta iniciativa, que, este ano, presta homenagem ao autor e realizador Pier Paolo Pasolini (1922-1975), no âmbito da comemoração do centenário do seu nascimento, apresentando uma retrospetiva, em colaboração com a Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema.

O festival vai também passar por Lisboa, em abril, em quatro salas, e em mais cidades portuguesas, como Porto, Coimbra, Cascais, Setúbal, Alverca do Ribatejo, Beja, Aveiro, Leiria, Tomar, Almada, Caldas da Rainha, entre outras, informa um comunicado da organização.

Para além da exibição dos seus filmes como realizador, é apresentada uma série de obras nas quais Pasolini colaborou ou que foram inspiradas pela vida e obra do autor, bem como documentários, num total de quase 25 filmes entre curtas e longas metragens.

A partir de abril, em colaboração com a Risi Film, algumas das mais emblemáticas obras cinematográficas de Pasolini estarão em exibição com novas cópias restauradas na Festa do Cinema Italiano e nas principais salas de Portugal, em distribuição comercial. É o caso de filmes como Accattone (1961), Mamma Roma (1962), Comizi d’Amore (Assembleia de Amor) (1964) e Il Vangelo secondo Matteo (O Evangelho Segundo S. Mateus) (1964), Uccellacci e Uccellini (Passarinhos e Passarões) (1966) e Edipo Re (Édipo Rei) (1976).