logo-a-verdade.svg
Sociedade
Leitura: 1 min

Tempestade Gabrielle faz oito desalojados e mais de 100 ocorrências nos Açores

A tempestade pós-tropical Gabrielle provocou oito desalojados e originou 103 ocorrências em várias ilhas dos Açores, sem registo de feridos, anunciou esta sexta-feira o Governo Regional.

Redação

Em conferência de imprensa na sede da Proteção Civil dos Açores, em Angra do Heroísmo, o secretário regional do Ambiente e Ação Climática, Alonso Miguel, informou que, até às 7h00 (8h00 em Portugal continental), tinham sido registadas 103 ocorrências, das quais 49 já resolvidas e 54 ainda em resolução, segundo avançou o Jornal de Notícias.

As situações de desalojamento envolveram quatro ocorrências, afetando quatro pessoas na ilha de São Jorge, três no Faial e uma na Graciosa, tendo sido, segundo o responsável, “prontamente resolvidas”.

A Situação de Alerta em vigor determina:

  • Restrição de deslocações desnecessárias durante o período crítico;

  • Proibição de atividades junto à orla costeira e em zonas ribeirinhas;

  • Restrição de circulação junto da orla costeira, exceto para residentes e serviços essenciais;

  • Proibição de atividades turísticas ou lúdicas, incluindo passeios pedestres e trilhos;

  • Cancelamento de eventos desportivos, culturais, recreativos e religiosos em espaços abertos ou recintos, incluindo recintos escolares;

  • Possibilidade de implementação de outras medidas, consoante orientações dos municípios.

No continente será já uma tempestade tropical, com chuva a partir sábado, vento nas terras altas e no litoral e também agitação marítima. Nos Açores os ventos serão de 150 km/h e as ondas até 18m.