logo-a-verdade.svg
Desporto
Leitura: 3 min

Emanuel Moreira regressa ao ativo para comandar a equipa sénior de futsal da ARCA

Ex-treinador do GD Magrelos sucede a Hélio Rocha e aposta na continuidade e na valorização da formação.

A Associação Recreativa e Cultural de Alpendorada (ARCA) apresentou Emanuel Moreira como novo treinador da equipa sénior de futsal. O técnico, de 49 anos, sucede a Hélio Rocha no comando do conjunto que vai disputar a Divisão de Honra da Associação de Futebol do Porto (AF Porto).

Depois de quase um ano afastado, Moreira regressa aos bancos com um currículo marcado por conquistas recentes. 

No GD Magrelos levou a equipa à final da Taça Distrital em 2022/2023 e, na temporada seguinte, conduziu o clube ao histórico título de campeão da Divisão de Honra AF Porto. Antes, destacou-se também na vertente feminina, ao orientar o FC Águias de Santa Marta, na 1.ª Divisão nacional, levando a equipa de Penafiel até à ‘final four’ da Taça de Portugal.

O novo treinador descreve a proposta da ARCA como “um convite aliciante, numa equipa do concelho”, e recorda que o seu percurso tem sido pautado por contribuir para a dinamização do futsal local. 

Emanuel Moreira garante que não lhe foram fixados objetivos pela nova direção do emblema de Alpendorada, mas assume que a equipa “tem condições” para aspirar à Divisão de Elite.
  
“Não me foi colocado qualquer tipo de exigência. É uma casa que me conhece e que eu conheço, sabem a minha forma de encarar os desafios. O foco é, semana após semana, jogo após jogo, estarmos em condições de lutar pelos lugares de decisão”, afirmou, frisando que o trabalho desenvolvido por Hélio Rocha nos últimos anos deixou bases sólidas para o futuro.

Quanto ao plantel, Emanuel Moreira revela que a estrutura se mantém praticamente inalterada. 

“O grupo será 95% o mesmo da época passada. Houve algumas saídas por razões pessoais, mas a equipa será reforçada com vários atletas que transitam dos juniores para os seniores. Neste momento temos 15 jogadores e não está previsto recorrer a mais reforços, embora possamos avaliar necessidades ao longo da época”, adiantou.

A valorização da formação é, aliás, uma das bandeiras do treinador. Defende que todos os jovens devem sentir que têm oportunidade de evoluir e chegar à equipa principal. 

“Sempre procurei utilizar todos os atletas disponíveis, desde que preparados e se sintam capacitados. O objetivo é potenciar os atletas da formação e da própria localidade. Só assim, é possível manter atletas motivados, que sintam que vale a pena estar no clube porque terão a possibilidade de evoluir e de continuar a praticar a modalidade que tanto gostam”, vincou.

A ARCA vai disputar, em 2025/2026, a Divisão de Honra, o segundo escalão do futsal da AF Porto.