logo-a-verdade.svg
Marco de Canaveses
Leitura: 4 min

Mariza marcou a despedida das Festas do Marco: "O Marco tem uma energia muito especial"

O Palco Principal das Festas do Marco foi o ponto de encontro para cinco dias de muita animação, convívio e música, encerrados ontem, dia 20 de julho, pela atuação da cantora Mariza.

Redação

O último grande concerto do programa das Festas do Marco de Canaveses, a atuação de Mariza encerrou as festas em frente à multidão de marcoenses que encheram, pela última vez este ano, o Parque Liberdade.

“O público do Norte é diferente no melhor dos sentidos”, diz a cantora ao Jornal A VERDADE. “É um público muito emocional, muito entregue. Sente-se no ar aquela intensidade tão característica do Norte… aquela forma apaixonada de viver a música, de a saborear com o corpo todo. Para mim, isso é profundamente comovente”, acrescentou.

A passagem pelo concelho “foi marcante” e Mariza salienta: “O Marco tem uma energia muito especial, há uma serenidade no lugar, mas também uma força nas pessoas. Senti-me verdadeiramente bem acolhida. Há locais que nos ficam no coração, e este foi, sem dúvida, um deles.” Os momentos passados no palco das Festas do Marco, apesar de breves, foram o suficiente para a cantora: “Ter a sorte de trocar palavras, sorrisos e abraços com pessoas da terra, e isso já me deu uma ideia do quanto este concelho tem de riqueza humana.”

Admitindo que, após este concerto, ficou "com vontade de voltar com mais tempo”, Mariza leva do Marco de Canaveses as memórias dos: “Brilhos nos olhos das pessoas e a emoção com que cantaram comigo, as palmas sentidas, os silêncios cheios de respeito.”

Numa noite marcada pela receção dos fãs, Mariza descreveu as boas-vindas dos marcoenses como: “Generosa, calorosa, genuína". "Senti um carinho muito verdadeiro, daqueles que não se explicam, apenas se vivem. E viver essa receção enche-me de gratidão”, frisou. Os momentos partilhados com as multidões revelaram-se: “Memórias que me alimentam enquanto artista e mulher". "São esses momentos que me fazem continuar a subir ao palco com a mesma entrega de sempre”, garantiu.

E é por isso mesmo que a cantora prepara por antecipação o seu repertório musical de forma a agradar ao público. “Há sempre uma base pensada com muito carinho, respeitando a identidade de cada lugar”, revelou a artista. No entanto, dependendo do “que o público nos pede, com o olhar, com a vibração, aí, por vezes, abrimos espaço para o improviso, para aquela canção inesperada, para aquele momento único". "Gosto de sentir que cada concerto é irrepetível”, reforçou.

A energia do Marco de Canaveses vai deixar marca e Mariza terminou por acentuar novamente: “Já cantei várias vezes no Norte, e em todas as ocasiões fui recebida de braços abertos. A forma como o Norte me acolhe é algo que guardo com muito respeito e ternura. Sinto que há aqui um elo que se fortalece a cada regresso”.