incendio baiao tresouras santa marinha do zezere
Publicidade

Esta segunda-feira, dia 8 de julho, um incêndio florestal deflagrou na zona de Tresouras, na União das Freguesias de Loivos da Ribeira e Tresouras, concelho de Baião.

Segundo o comandante dos Bombeiros Voluntários de Santa Marinha do Zêzere, Márcio Vil, o incêndio encontra-se em “fase de consolidação de rescaldo. Encontra-se sob vigilância com quatro equipas no local”, explicou. O incêndio de cinco frentes foi dominado por volta das 20h00, mas devido ao perímetro grande continua sob vigia.

Da ocorrência não há feridos a registar, nem danos em infraestruturas. No entanto, a zona de Tresouras sofreu danos florestais e paisagísticos.

O alerta foi dado às 10h51 e no local chegaram a estar, segundo o comandante,144 operacionais, 42 veículos e cerca de dez meios aéreos, entre eles meios de combate e coordenação.

Recorde-se que este foi o segundo incêndio na zona de Tresouras no espaço de uma semana. Contactado no dia 2 de julho, o comandante recomendou para que cada pessoa “proteja aquilo que é seu e faça as limpezas, principalmente, em volta das habitações”.

Posto isto, Márcio Vil garante que os Bombeiros Voluntários de Santa Marinha do Zêzere estão preparados para o combate de incêndios “até ao limite da nossa capacidade, somos um corpo de bombeiros do interior, também já começamos a sentir falta de recursos humanos, o que nos obriga a trabalhar e a ter equipas profissionais para darmos resposta a uma primeira intervenção rápida nestas ocorrências”.

Neste sentido, o comandante aproveitou também para lançar um apelo: “somos uma zona que está a sofrer com a desertificação o que nos dificulta muito o recrutamento. Jovens que tenham vontade de fazer alguma coisa pela comunidade que se alistem no corpo de bombeiros”.