Inicialmente previsto para terminar a 28 de abril, o prazo foi alargado até ao final do dia de hoje, terça-feira, 29 de abril, com o objetivo de acomodar todos os pedidos de inscrição que possam não ter sido concluídos devido às falhas de energia e comunicações registadas em diversas zonas do país.
Apesar das dificuldades registadas no acesso a alguns serviços eletrónicos por parte dos cidadãos, a plataforma de inscrição para voto antecipado manteve-se totalmente operacional ao longo do dia 28, segundo a Administração Eleitoral.
A medida é descrita como única e excecional, tendo como propósito garantir que nenhum cidadão seja impedido de exercer o seu direito de voto por razões técnicas alheias à sua vontade.
O alargamento do prazo está a ser comunicado a todas as câmaras municipais, com a indicação de que a recolha dos votos nas referidas modalidades deverá decorrer nos prazos legais já estabelecidos, ou seja, entre os dias 5 e 8 de maio, conforme previsto no n.º 5 do artigo 79.º-D da Lei Eleitoral para a Assembleia da República.