No final da prova, destacou: “A minha praia é o endurance”. “Dei o meu melhor, o meu peixinho na água é aqui”, disse.
A atleta Paula Barbosa, de Paço de Sousa, Penafiel, é a grande vencedora dos 115 quilómetros do Trans Peneda-Gerês, tendo conquistado o Castelo de Montalegre, em 15:22:00.
No final da prova, destacou: “A minha praia é o endurance”. “Dei o meu melhor, o meu peixinho na água é aqui”, disse.
“Foi muito bom. A prova é brutal e já estava comigo no pensamento há muitos anos”, afirmou. Contudo, destacou, “vamos fazendo os campeonatos e não sobra muito tempo”. Mas, “este ano decidi fazer as coisas de forma diferente”, evidenciou.
No pódio feminino, Paula Barbosa (15:22:00) do EDV-Viana Trail foi seguida por Céu Fernandes (18:04:22) do Vitória Sport Clube e Mónica Oliveira (18:43:24).
Refira-se que o evento desportivo reuniu 800 atletas de 23 países, sendo, segundo a organização, “uma das mais desafiantes e deslumbrantes provas de trail running do país”.
Foi disputada em quatro distâncias distintas, 115km, 60km, 37km e 25 km, num percurso com chegada no imponente Castelo de Montalegre.
Os 115km tiveram início na vila do Gerês, enquanto os restantes percursos partiram de Fafião (60km), Paradela (37 km) e Pitões das Júnias (25 km), oferecendo uma “experiência única de montanha, biodiversidade e património natural”.
Fotografia: Bruna Batista