logo-a-verdade.svg
Porto
Leitura: 3 min

Porto recebe a 1.ª exposição imersiva dedicada a uma personalidade portuguesa: “Ah Amália – Living Experience”

A cidade do Porto vai acolher, a partir de 23 de maio, a primeira exposição imersiva dedicada a uma figura portuguesa - "Ah Amália – Living Experience" - uma homenagem inovadora à vida e legado de Amália Rodrigues, figura incontornável do fado e da cultura nacional.

Redação

Após uma estreia de sucesso em Lisboa, esta mostra chega agora à Invicta, onde será apresentada na Immersivus Gallery, na Alfândega do Porto, numa coprodução da SP Entertainment e Fundação Amália Rodrigues, em parceria com o ateliê criativo OCUBO e a plataforma Portugal Agenda.

A exposição combina vídeo mapping, realidade virtual e uma atuação holográfica de última geração, replicando a experiência expositiva da capital, com duas novas instalações concebidas exclusivamente para esta estreia no norte do país.

A escolha do Porto não é casual. Em 1986, Amália foi distinguida com a Medalha de Honra da cidade, e ao longo da sua carreira viveu momentos marcantes em palcos como o Coliseu do Porto. Esta ligação afetiva é agora reativada numa experiência imersiva que pretende tocar todas as gerações, mantendo viva a memória e a arte da mais célebre voz portuguesa.

De acordo com Edoardo Canessa, Produtor Executivo da Immersivus Gallery, trazer esta homenagem a Amália para o Porto é “um gesto de reencontro com uma cidade que sempre soube escutar o fado com o coração”. Também Sofia Moura, Diretora Geral da SP Entertainment, destaca que “esta é uma forma de aproximar a arte de Amália das novas gerações, aliando inovação tecnológica à tradição do fado”.

A exposição estará aberta ao público de terça-feira a domingo, com bilhetes já disponíveis. Para assinalar a estreia, entre 23 e 25 de maio o bilhete terá um preço especial de 10 euros.

A chegada de Ah Amália – Living Experience ao Porto coincide com o primeiro aniversário da sua inauguração em Lisboa e com as recentes nomeações para os prémios internacionais World Travel Awards (na categoria de Melhor Nova Atração Turística da Europa) e Museums + Heritage Awards (Melhor Utilização do Digital – Internacional).