Com este resultado, Valongo insere-se no restrito grupo de 22 municípios que, em 2025, conseguiram um índice igual ou superior a 80%. Segundo a autarquia, esta classificação é o reflexo de um trabalho contínuo iniciado há 15 anos (tempo que o município leva de participação ininterrupta no programa) e demonstra um "desempenho sólido e consistente" no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Pontuação máxima na Educação e Transparência
O Programa ECOXXI, promovido pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE), avalia 21 indicadores de sustentabilidade local. Na presente edição, Valongo destacou-se ao obter a pontuação máxima em quatro áreas específicas: "Programas Escolares da FEE (Foundation for Environmental Education)", "Qualidade do ar e informação ao Público", "Saúde e Bem-estar" e "Transparência, Digitalização e Conetividade".
O município registou ainda resultados de relevo nos indicadores referentes à gestão da água ("Água Segura e Qualidade dos Serviços"), à "Agricultura Sustentável e Desenvolvimento Rural" e na "Produção, Recolha Seletiva e Valorização de Resíduos Orgânicos".
Para o executivo municipal, o hastear desta bandeira reafirma o compromisso com um "futuro mais sustentável — ambiental, social e economicamente responsável".
A cerimónia de entrega do Galardão Bandeira Verde ECOXXI (distinção atribuída a municípios com índice global igual ou superior a 50%) decorreu no dia 12 de dezembro, no Palácio Nacional de Mafra.
