terá lugar no Emergente, pelas 21 horas, com entrada gratuita, sendo necessário efetuar reserva prévia. Os bilhetes podem ser levantados no Emergente até às 17h do próprio dia 2 de maio.
A iniciativa pretende informar sobre o que é o bullying e os seus diversos tipos — físico, verbal, psicológico e cibernético —, tanto no contexto escolar como desportivo. Serão também abordadas as consequências do bullying para as vítimas e agressores, incentivando a promoção da empatia e do respeito em ambientes educativos e desportivos. A palestra oferecerá ainda estratégias práticas para lidar com situações de violência e intimidação.
Com moderação de Fernando Couto Ribeiro, o painel de oradores contará com a presença de Cristina Vieira, Presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, José Manuel Neves, Presidente da Associação de Futebol do Porto, um representante da DGEST, Bruno Costa, Diretor de Formação de Futebol da ADMarco09, Ana Margarida Carvalho, psicóloga, Hugo Gonçalves, agente principal da PSP, e Sara Marinho, médica de família da EPVA Baixo Tâmega.
A organização é da responsabilidade da Associação de Pais da EB1 de Marco, contando com o apoio da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, do jornal A Verdade, da COSVI Arquitetura e da Farmácia Nova. A Associação de Pais convida toda a comunidade a participar neste momento de reflexão e sensibilização, essencial para a construção de uma sociedade mais consciente, respeitadora e acolhedora.