logo-a-verdade.svg
Educação e Escolas
Leitura: 4 min

Município de Cinfães distinguiu 36 alunos com prémios de mérito escolar

A Câmara Municipal de Cinfães voltou a homenagear os alunos do concelho que se destacaram ao longo do ano letivo 2024/2025.

Redação

Numa cerimónia realizada no auditório municipal, foram premiados 36 alunos, abrangendo diferentes ciclos de ensino: três do 6.º ano, três do 9.º ano, alunos do 10.º, 11.º e 12.º ano, e ainda estudantes do ensino profissional.

O momento contou também com a atuação musical dos professores das Atividades de Enriquecimento Curricular, reforçando o ambiente de celebração e reconhecimento.

Entre os distinguidos estiveram Fabiana Pereira, de 17 anos, aluna do Curso Profissional Instrumentista Sopro e Percussão da Escola Secundária de Cinfães, e Beatriz Machado, de 18 anos, do curso de Ciências e Tecnologias, igualmente da Escola Secundária de Cinfães.

Fabiana Pereira

Fabiana, residente em Ferreiros de Tendais, recebeu o prémio como aluna do 11.º ano, estando agora no 12.º. Esta foi já a segunda vez que foi chamada a palco para receber o galardão:

“Sim, sim. Para nós é muito bom reconhecerem o nosso valor. Esta já é a segunda vez que venho receber este prémio”, destaca, dizendo a Câmara de Cinfães "dá esta pequena ajuda, que para nós é muito importante.”

Sobre o seu percurso, a aluna explica:

“Sou uma aluna que está atenta nas aulas, tento absorver tudo o que as pessoas vão dizendo. Em casa, faço uma breve revisão, mas não sou daquelas que marra… estar atenta nas aulas, acho que é o essencial", evidencia.

Questionada sobre o impacto em casa, sublinha:

"Eu acho que eles ficam muito orgulhosos de mim. É sempre bom reconhecerem o nosso valor e isso, pronto, ficam muito orgulhosos”, partilha.

Quanto ao futuro, Fabiana revela:

“Estou a pensar em ingressar no exército português, ainda estou a pensar se vou para a música, para a banda da Força Armada. Estou ainda a experimentar várias opções”, conclui.

Beatriz Machado

Beatriz Machado, residente em Cinfães, concluiu o ensino secundário com média de 19,5 valores e recebeu o Prémio de Mérito do 12.º ano.

“Este prémio é o resultado de bastante esforço e dedicação. Estudei bastante. Pronto, tinha o objetivo de entrar para a Universidade. Então, este prémio é sempre bem-vindo”, realça.

Com o sonho realizado, ingressou no curso de Medicina, em Coimbra:

“Sim, ingressei no curso de Medicina.”

A jovem destaca ainda o apoio familiar ao longo do percurso:

“Sim, sim. Foi certamente com o apoio dos meus pais, que sempre estive na linha de estudar e sempre foi um objetivo de tentar fazer os meus pais orgulhosos. Então, claro que este prémio também significa muito para eles”, garante.

Sobre a nova etapa, afirma: “Espero que corra bem, estou um bocado ansiosa, vai ser uma nova fase. Mas estou com expetativas altas, acho que vai correr bem”, diz.

Por fim, deixa uma mensagem aos colegas: “Se vocês se esforçam, se dedicam, se querem ver frutos e resultados, este prémio é simplesmente muito recompensador”, garante.

A vereadora da Educação destacou a importância desta iniciativa: “É um investimento que tem vindo a ser prática desta Câmara Municipal, como medida também de apoio aos alunos e às próprias famílias. Queremos dar-lhe continuidade, porque percebemos que é extremamente importante que se sintam reconhecidos pela dedicação, pelo empenho que têm tido ao longo dos anos e do seu percurso escolar.”

O prémio não se limita ao valor monetário. É, sobretudo, um estímulo à dedicação e ao empenho contínuo dos alunos. “Efetivamente, é um prémio monetário, que apoia o aluno e a própria família, mas sobretudo porque os alunos querem muito ser bons, querem se destacar e por isso se dedicam, se empenham durante todo o ano".

A vereadora referiu ainda a preparação do início do ano letivo, destacando a organização e o investimento feitos pelo município: “Felizmente, e dá uns anos a esta parte, que temos tido a sorte, e eu costumo dizer que não é só sorte, é muito trabalho de todas as pessoas, de toda a comunidade escolar, de atempadamente termos o ano letivo a começar com grande parte dos professores, os assistentes operacionais todos colocados, os assistentes operacionais e animadores socioculturais, que dão apoio ao prolongamento do horário para fazer a tal componente de apoio às famílias também estão colocados".

"Tivemos um grande investimento nos nossos professores das áreas de enriquecimento curricular que, a partir de uma introdução do quadro do município de Cinfães, também já estão a trabalhar neste início do ano letivo", disse ainda.

Por isso, "estamos A postos para começar este ano letivo e que seja também um ano letivo cheio de sucesso e de grandes aprendizagens para todos os alunos e obviamente para toda a comunidade escolar.”

O momento da atribuição dos prémios foi também uma oportunidade para reforçar a ligação do município com os professores do concelho: “Sim, depois desta atribuição dos prémios méritos aos alunos, fazemos uma cerimónia também de receção a todos os professores que durante este ano letivo vão ficar a trabalhar no concelho". "É uma forma também de evidenciarmos que, para além de estarmos ao lado dos alunos, ao lado das famílias, também queremos estabelecer parcerias e relações de proximidade com todos os professores. E nada melhor, obviamente, que os recebermos cá e depois também num lanche partilhado, para que todos se possam conhecer desde logo do início do ano letivo”, acrescenta.

Para terminar, Sónia Soares reafirmou o compromisso da Câmara com a educação e a confiança na comunidade escolar: “Essencialmente, dizer que esta Câmara Municipal continua a fazer este investimento, porque considera que, sem dúvida nenhuma, apostar na educação continua a ser um investimento que não é no passado, não é no presente, é sobretudo também a trabalharmos para o futuro de Cinfães, do concelho". "E, dizer que mantemos totalmente a confiança em todos os diretores e em todos aqueles que dia a dia também acompanham os nossos alunos, que são os professores, os assistentes operacionais e todos os técnicos dos agrupamentos", termina.