logo-a-verdade.svg
Notícias
Leitura: 0 min

125 crianças e jovens participam em mais uma edição do Clube de Férias de Amarante

Redação

O Município de Amarante está, à semelhança de anos anteriores, a dinamizar o Clube de Férias - edição de verão - dinamizado pelo município de Amarante, destinado às crianças e jovens em acompanhamento sociofamiliar, sinalizadas pelas entidades parceiras.

No total, 107 crianças e jovens residentes no concelho que, no ano letivo 2023/2024, frequentaram primeiro e segundo ciclos dos estabelecimentos de ensino público e privado, usufruem deste projeto, até um período máximo de um mês, em diferentes ATL'S - Atividades de Tempos Livres.

De acordo com nota da autarquia, trata-se de uma iniciativa desenvolvida em estreita colaboração com os parceiros locais, designadamente IPSS's - Instituições Particulares de Solidariedade Social, Juntas de Freguesia e Associações de Pais.

As crianças e jovens beneficiam de várias atividades lúdicas, desportivas, culturais e recreativas, sendo ainda assegurado o fornecimento diário do serviço de refeições, o seguro e respetivo transporte da residência para o ATL e vice-versa.

A autarquia promoveu, ainda, uma edição do Clube de Férias dedicada a um grupo de 18 crianças e jovens diagnosticadas com perturbação do espectro do autismo, adequando as atividades às suas necessidades específicas.

Assim, por forma a alcançar o maior número de crianças com esta condição, o município solicitou a colaboração das várias entidades educativas da região para divulgação desta resposta municipal junto dos encarregados de educação.

Para a dinamização das atividades com este grupo, foram contratualizados serviços especializados em diversas áreas, constituídos por psicólogos, terapeutas da fala e ocupacionais, educadores de infância, educadores sociais e professores.

Para o vereador com o pelouro do Desenvolvimento e Coesão Social, Jorge Ricardo, "o Clube de Férias de Amarante é uma medida essencial que permite não só proporcionar às crianças e jovens em situação vulnerável experiências enriquecedoras e inclusivas, como também reflete o nosso compromisso no suporte às famílias, assegurando igualdade de oportunidades e apoio especializado".

Foi possível promover várias atividades adaptadas, nomeadamente atividades motoras e sensoriais, ateliês de pintura e culinária, estimulação cognitiva, musicoterapia e hidroterapia.