logo-a-verdade.svg
Portugal
Leitura: 3 min

Adaptação de "O Filho de Mil Homens" de Valter Hugo Mãe estreia na Netflix a 19 de novembro

A adaptação cinematográfica do bestseller "O Filho de Mil Homens", do escritor Valter Hugo Mãe, estreia na plataforma de streaming Netflix no próximo dia 19 de novembro.

Redação

 A longa-metragem, realizada pelo brasileiro Daniel Rezende, teve a sua exibição oficial esta segunda-feira, 27 de outubro, na 49.ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, no Brasil.

De acordo com a Porto Editora, que publicou o romance em 2011, a data de estreia foi confirmada esta terça-feira, 28 de outubro, pela Netflix, que descreve o filme como "uma fábula sobre solidão, amor e aceitação".

A história, tal como no livro, acompanha Crisóstomo, um pescador solitário de 40 anos que sonha ser pai. Carregando o peso de nunca ter tido filhos, Crisóstomo encontra novo sentido para a vida num percurso de autodescoberta, ao acolher e adotar Camilo, um jovem órfão. O filme explora uma reflexão sobre "o amor, a aceitação e os laços que definem o conceito de família".

O papel principal de Crisóstomo é assumido pelo ator Rodrigo Santoro. O elenco inclui ainda Miguel Martines (no papel de Camilo), Rebeca Jamir, Johnny Massaro, Juliana Caldas, Grace Passô, Inez Viana, Lívia Silva, Antonio Haddad e Tuna Dwek.

A realização e o guião são da responsabilidade de Daniel Rezende, cineasta brasileiro nomeado para um Óscar pela edição do filme “Cidade de Deus”. A produção é uma coprodução entre a Biônica Filmes e a Barry Company. As filmagens decorreram em Búzios, no litoral do Rio de Janeiro, e na Chapada Diamantina, no interior da Bahia.

A Netflix confirmou que o filme estava em produção em setembro de 2024, tendo divulgado as primeiras imagens a 30 de julho deste ano.

Documentário sobre Valter Hugo Mãe também exibido em São Paulo

A Mostra Internacional de Cinema em São Paulo exibiu ainda outra obra centrada no escritor português. No passado dia 25 de outubro, estreou mundialmente o documentário biográfico "De Lugar Nenhum", do realizador português Miguel Gonçalves Mendes.

A obra traça um retrato intimista de Valter Hugo Mãe, acompanhando o escritor ao longo de sete anos durante o seu processo criativo, nomeadamente enquanto escrevia o romance "A Desumanização". As filmagens decorreram em locais como a Islândia, Brasil, Portugal, Colômbia e Macau.

O documentário, descrito como uma "meditação visual sobre solidão, perda e pertença", conta com as participações da cartoonista Laerte Coutinho e do compositor islandês Hilmar Örn Hilmarsson, mentor de bandas como Sigur Ros e Bjork. "De Lugar Nenhum" está integrado no projeto "O Sentido da Vida" e deverá chegar aos cinemas portugueses em 2026.