logo-a-verdade.svg
Portugal
Leitura: 0 min

Sete distritos sob aviso amarelo devido a temperaturas elevadas

Sete distritos de Portugal continental estão esta segunda-feira, 7 de julho, sob aviso amarelo devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Redação

O aviso abrange os distritos de Bragança, Évora, Guarda, Vila Real, Beja, Castelo Branco e Portalegre, vigorando até às 18h00 de terça-feira, 8 de julho.

O aviso amarelo é o menos grave da escala de alertas meteorológicos, sendo emitido sempre que se verifica uma situação de risco para determinadas actividades dependentes das condições do tempo.

De acordo com as previsões do IPMA, para hoje antecipa-se céu pouco nublado ou limpo, uma pequena descida da temperatura mínima nas regiões do interior e uma ligeira subida da temperatura máxima. O vento será geralmente fraco a moderado, podendo atingir os 40 km/h no litoral oeste e em zonas de maior altitude.

As cidades de Castelo Branco e Évora deverão registar as temperaturas mais elevadas do dia, com máximas a rondar os 38 graus Celsius.

Onda de calor prolonga-se até meio da semana

Para o restante da semana de 7 a 13 de julho, o IPMA prevê a continuação da onda de calor no interior do país, com temperaturas máximas entre 30 e 39°C, podendo atingir pontualmente os 40°C nos vales do Douro e do Tejo.

Na faixa costeira, os valores deverão oscilar entre 25 e 32°C. As temperaturas mínimas permanecerão acima dos 15°C em todo o território, prevendo-se noites tropicais (com temperaturas entre 20 e 22°C) em zonas do litoral norte, fronteira centro-sul e sotavento algarvio, sobretudo na primeira metade da semana.

A partir de quarta-feira, é esperada a formação de nevoeiro matinal, com maior frequência no litoral oeste.

Actualmente, os restantes distritos de Portugal continental e os arquipélagos da Madeira e dos Açores mantêm-se sob nível verde, sem alertas meteorológicos activos.