logo-a-verdade.svg
Marco de Canaveses
Leitura: 4 min

“Nostalgia, saudade e alegria”: o regresso do Motoclube de Várzea do Douro às estradas do Marco de Canaveses

O Motoclube de Várzea do Douro realizou, no passado dia 6 de setembro, um passeio e convívio de motas, um momento onde estiveram presentes mais de uma centena de motards, para assinalar o regresso das atividades desta associação do concelho do Marco de Canaveses.

Redação

A sede do grupo, na freguesia de Alpendorada, Várzea e Torrão, foi o ponto de partida deste passeio, que percorreu várias localidades do concelho com destino à Capela de S. Lázaro, no centro do concelho, onde foi realizada uma paragem para um lanche. Todos os participantes desfrutaram do lanche num ambiente “de convívio, amizade e boa disposição” e algum tempo depois regressaram à estrada para terminar o dia na sede da associação onde se realizou ainda um momento de animação musical.

Reerguer o clube e preservar a sua história

Sérgio Silva, presidente do Motoclube, explica: “Os fundadores do clube tinham pena de ver a associação parada, então decidimos voltar a trabalhar por ela”. Assim, através deste passeio “surgiu a oportunidade de reerguer o Motoclube” e para isso foi preciso voltar a juntar: “Um grupo de amigos, apaixonados pelas motas”, acrescentou o presidente.

Após anos de pausa, a associação constituiu uma nova direção focada em voltar a dinamizar atividades e a preservar a história e sede do Motoclube de Várzea do Douro. Nesse sentido, a direção da associação convidou a presidente do Município do Marco de Canaveses, Cristina Vieira, para assistir à partida deste passeio.

Apoio do município e futuro da associação

A autarca teve a oportunidade de visitar as instalações do clube e de dirigir algumas palavras a todos os presentes, assegurando que o município “está disponível” para colaborar para o futuro e preservação da associação.

“Precisamos de fazer obras na sede e entrámos em contacto com a presidente nesse sentido, de fazer uma reestruturação do espaço para criar mais condições de segurança para todos os membros”, comentou Sérgio Silva sobre as prioridades do clube. Ainda sobre a intervenção de Cristina Vieira neste evento, o presidente reforçou: “A presidente demonstrou-se muito recetiva para nos ouvir e como tal quis marcar presença no nosso evento, que marca o arranque simbólico desta nova etapa”.

Planos para dinamizar a comunidade

Um dia marcado por “nostalgia, saudade e alegria” depois deste primeiro passeio o Motoclube de Várzea do Douro anunciou que: “Todas as sextas-feiras à noite vamos ter a nossa sede aberta ao público e todos os domingos de manhã vamos promover passeios de mota só para o convívio”. Determinados a reerguer o papel da associação na região, Sérgio Silva garante que a nova direção já tem planos para o futuro que vão valorizar: “Acima de tudo o convívio e o lazer entre as pessoas de Alpendorada, Várzea e Torrão e do Marco de Canaveses”.

Por fim, o presidente estendeu também um sentido agradecimento a “quem trabalhou para tornar isto possível. Aos nossos sócios dirigentes, às nossas pessoas que sem elas não conseguimos fazer nada. E agradecer a todos os que estiveram cá, que aceitaram o nosso convite para o nosso passeio”.