logo-a-verdade.svg
Celorico de Basto
Leitura: 0 min

Idosos de Celorico de Basto participaram em passeio anual no âmbito do programa “Celorico a Mexer”

Cerca de 200 idosos de todas as freguesias do concelho de Celorico de Basto participaram no habitual passeio anual promovido no âmbito do programa “Celorico a Mexer”, uma iniciativa do Município de Celorico de Basto, em colaboração com o CLDS 5G Celorico+Social, através da atividade “Incultura – Inclusão pela Cultura”.

Redação

O destino deste ano foi Viana do Castelo, com um programa que incluiu visitas ao Santuário de Santa Luzia, à praia e ao Museu do Traje, permitindo aos participantes usufruírem de um dia de convívio, cultura e religiosidade.

O presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima, esteve presente no almoço de convívio e destacou a importância da iniciativa: “Queremos proporcionar experiências cada vez mais ricas e culturalmente inspiradoras que fortaleçam o envelhecimento ativo, proporcionem momentos memoráveis e permitam aos nossos idosos participar em atividades culturais, fortalecer o sentido de pertença e, com isso, reduzir o isolamento social”, afirmou o autarca.

Durante a visita ao Museu do Traje, os idosos tiveram oportunidade de recordar vivências do passado, refletindo sobre a importância da preservação de instrumentos tradicionais, como o tear, um dos elementos em destaque. Esta componente do passeio revelou-se particularmente nostálgica e pedagógica, permitindo uma ligação afetiva ao património cultural e à história de vida dos participantes.

A ação insere-se nos objetivos do CLDS 5G, que visa reforçar a inclusão social e a participação cívica de grupos vulneráveis, através do acesso à cultura, promovendo o respeito, a autonomia e a valorização da experiência das pessoas mais velhas.

O passeio anual “Celorico a Mexer” continua assim a afirmar-se como uma ferramenta essencial de coesão social e valorização dos idosos, promovendo uma vida ativa, digna e participativa para os seniores do concelho.