De acordo com o Jornal de Notícias, o assalto ocorreu cerca das 7h00, quando cinco indivíduos encapuzados e armados, que circulavam em dois carros, encurralaram as vítimas já próximo do recinto da feira. Um dos veículos posicionou-se à frente e o outro atrás da viatura dos ourives, impedindo a sua fuga. Àquela hora já havia várias pessoas na rua, que se aperceberam do ataque.
Segundo o Correio da Manhã, as vítimas, de 62 e 63 anos, foram agredidas e ameaçadas com armas de fogo. O jornal avança ainda que um dos carros dos suspeitos embateu propositadamente na traseira do veículo em que seguia o casal, enquanto o outro parou bruscamente à frente, imobilizando-o.
Os ferimentos sofridos não inspiravam gravidade, tendo o casal prescindido de transporte hospitalar, segundo o Correio da Manhã. Do assalto, os agressores levaram pelo menos a chave de casa dos ourives.
As autoridades foram chamadas ao local. O Correio da Manhã adianta que o alerta foi dado à PSP pelas 08h40, enquanto o Jornal de Notícias refere que a Polícia Judiciária do Porto também esteve presente. Os assaltantes conseguiram fugir após a ação.