A iniciativa resulta de uma parceria entre o Instituto Marquês de Valle Flor (IMVF) e a associação 4540 Jovem, através de uma candidatura financiada pela União Europeia e pelo Instituto Camões, no âmbito do programa "Jovens 2030 – Mobilizar para Agir".
O projeto contou com a participação direta dos jovens locais na definição do percurso e prevê a plantação de 300 novas árvores até ao final de 2027, assim como a monitorização do seu crescimento ao longo do tempo.
"Ao associarmos algumas das árvores do Parque Florestal da Palma ao percurso de ativistas com impacto mundial, reconhecemos a importância das mulheres que, em diferentes partes do mundo, têm defendido a educação, a paz, a liberdade, a igualdade e o ambiente, para garantirem, em todas as geografias, justiça social e justiça ambiental", explicam Ana Isabel Castanheira e Mónica Santos Silva, gestoras do projeto no IMVF.
