logo-a-verdade.svg
Paredes
Leitura: 5 min

Feira da Saúde Jovem de Paredes promove o bem-estar digital até domingo

Com foco na “Saúde Digital”, arrancou esta quinta-feira, 3 de abril, a quarta edição da Feira da Saúde de Paredes.

Redação

Este ano o evento decorreu numa casa nova - o Paredes Arena do CCP – Centro Cultural de Paredes - que corresponde ao “crescimento” da feira e ao apelo dos expositores. “A feira está a crescer e mudamos de instalações precisamente por causa disso. O espaço onde era realizada já se mostrava exíguo e os expositores pediam que aumentássemos o espaço para podermos ter outra dignidade para recebê-los a eles e as pessoas que nos visitam”, explicou o vice-presidente e vereador do município com o pelouro da Saúde. 

O número de expositores “tem crescido”, assim como o “entusiasmo com que o projeto é recebido, sobretudo nas escolas. Trabalhamos muito a componente da saúde escolar, com os professores que dinamizam estas atividades nas escolas e a escolha do tema não foi aleatória. É um tema pertinente em que as escolas estão a trabalhar e nós complementamos o trabalho que é feito por eles”, acrescentou Paulo Silva na abertura do evento.

Os 31 expositores presentes encontram-se a promover  um conjunto de atividades gratuitas que incluem workshops, palestras e rastreios, com o objetivo de de dar a conhecer a oferta de serviços de saúde que existem no concelho e permitir que a comunidade escolar, e a população de Paredes em geral, tenham acesso a informação acerca da prevenção, rastreios e diagnósticos da saúde e bem-estar. “É uma oportunidade de dar a conhecer o que vai acontecendo no território e é bom vermos que temos um conjunto de empresas ligadas à área da saúde, que estão a apresentar produtos e soluções que ajudam no dia-a-dia das pessoas, a melhorar os diagnósticos e é positivo sabermos que no nosso território temos esta oferta”, acrescentou.

O certame pretende, também, sensibilizar para a adoção de comportamentos e estilos de vida mais saudáveis e estimular a prática de atividades físicas e lúdicas diversas.

A Feira da Saúde Jovem tem entrada gratuita e é aberta ao público escolar e à comunidade em geral

Com o foco no debate e no alerta para as consequências mentais e físicas do uso excessivo de telemóveis, nomeadamente nas crianças e jovens, a organização preparou um conjunto de iniciativas, como o workshop de "Cyberbullying e Cibersegurança" da Polícia Judiciária e as palestras sobre “Telemóvel e Ansiedade: Por que nos prende tanto?” e “Visão na Era Digital: Como proteger os Olhos no Mundo da Tecnologia”.

Se ainda não visitou o evento poderá fazê-lo até sábado, 5 de abril, e o convite é dirigido à comunidade em geral. “Este ano voltamos a tentar o dia de sábado. Fizemos isso na primeira edição e, este ano, voltamos a essa aposta. O convite é feito à população em geral, porque estes problemas do mundo digital não afetam só os jovens, afetam-nos a todos”, disse Paulo Silva.

O vereador com o pelouro da Saúde não tem dúvidas de que é importante consciencializar  os jovens para os problemas resultantes do uso das tecnologias. “A ideia é que comecem desde cedo a pensar na questão da saúde. Quando somos jovens achamos que as doenças estão distantes, mas aparecem em qualquer idade e é importante estarmos atentos. Não pretendemos desincentivar ao mundo digital, queremos apenas que tenham cuidado e que percebam de que forma é que podem evitar os riscos associados ao uso das tecnologias”, concluiu.

A Feira da Saúde Jovem tem entrada gratuita e é aberta ao público escolar e à comunidade em geral. Esta sexta-feira, 4 de abril, vai decorrer entre as 09h30 - 12h30 e as 14h00 - 18h30. No sábado, 5 abril, entre as 10h00 -12h30 e as 14h00 -17h30.