Atualmente, a associação é titulada como Banda Filarmónica de Lousada, refletindo uma nova etapa na sua identidade com a excelência artística mantendo as mesmas causas:“Abrilhantar festas e romarias de norte a sul do país, levando a boa música e tradição a cada evento”.
E Cristina Baptista, atual presidente da banda, como membro da banda há 17 anos, garante que a associação tem cumprido este objetivo com o decorrer dos anos. Há três mandatos consecutivos que a clarinetista faz parte da direção da associação, tendo-se juntado à equipa da direção: “Por querer que as instituições de Lousada sigam um bom caminho”.
Motivada pelo associativismo e gosto pela música, Cristina agarrou este desafio para “ajudar em tudo”, pois, “se ninguém fizer por isso as associações acabam por desaparecer”. No fundo, o gosto pelas bandas filarmónicas já estava enraizado na família da atual presidente da banda: “O meu pai foi músico na Banda de Lousada e acabou por me incutir este gosto a mim e à minha irmã”, revelou.
A Banda Filarmónica de Lousada oferece a oportunidade de “continuar ou iniciar uma formação musical”. Além disso, Cristina Baptista reforça o papel das bandas como:"Um projeto onde, independentemente da carreira ou do percurso pessoal, somos a instituição que, na vida de muitos músicos, representa o elo de ligação à música e às pessoas que, de uma forma ou de outra, se cruzaram. Um espaço onde se reencontram e mantêm ligação." .