logo-a-verdade.svg
Economia e Negócios
Leitura: 4 min

Marco de Canaveses: Hotel vínico de luxo vai nascer na Quinta do Vilacetinho

Governo aprova construção de hotel de 5 estrelas em Alpendorada, num investimento de 12,4 milhões de euros.

Redação

A Quinta do Vilacetinho, localizada na freguesia de Alpendorada, Várzea e Torrão, no concelho de Marco de Canaveses, vai acolher um hotel vínico de 5 estrelas, num projeto turístico que acaba de receber luz verde do Governo. A decisão, que reconhece o “relevante interesse público” da iniciativa, foi publicada esta terça-feira, 15 de abril, em Diário da República.

Este investimento, promovido pela Sociedade Agrícola Casa de Vilacetinho, Lda., contempla a criação do “Vineyard Hotel Vilacetinho”, um empreendimento de enoturismo de luxo com 130 camas distribuídas por 65 unidades de alojamento, spa, restaurante, piscina, sala de degustação e até um museu do vinho.

Quinta com história ligada ao Vinho Verde

Com 28,7 hectares, dos quais cerca de 25 são ocupados por vinha e árvores de fruto, a Quinta do Vilacetinho tem uma ligação histórica à produção de vinho verde, sendo um dos primeiros produtores da região demarcada. Em tempos pertencente ao Mosteiro Beneditino de Alpendurada, a quinta integra elementos de património arquitetónico classificado a nível municipal.

A construção do hotel prevê a utilização não agrícola de 22.923 metros quadrados de terrenos atualmente inseridos na Reserva Agrícola Nacional (RAN), com o propósito de valorizar turisticamente a propriedade sem comprometer a sua ligação ao setor vitivinícola.

Projeto aprovado por entidades regionais e locais

A proposta obteve parecer favorável de várias entidades, incluindo o Turismo de Portugal e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-Norte), que sublinharam o seu contributo para o desenvolvimento económico local e a valorização do património agrícola e turístico.

Também a Câmara Municipal e a Assembleia Municipal de Marco de Canaveses aprovaram o projeto por unanimidade, reconhecendo o seu impacto positivo para a região.

80 novos postos de trabalho

O investimento, estimado em 12,4 milhões de euros, será realizado com recurso a capitais próprios da promotora e prevê a criação de 80 postos de trabalho diretos, contribuindo para a dinamização económica e social de Alpendorada e de todo o concelho.

A fiscalização da obra será assegurada pela CCDR-Norte e pela autarquia, ficando a promotora responsável pelo cumprimento das normas urbanísticas em vigor.

Turismo de luxo impulsiona Marco de Canaveses

Este novo hotel vínico insere-se numa estratégia de valorização do enoturismo em Portugal, sendo mais um exemplo da crescente atratividade do interior norte para projetos de turismo sustentável e de qualidade. Combinando história, vinho e natureza, o “Vineyard Hotel Vilacetinho” posiciona-se como uma nova referência na oferta turística da região do Tâmega e Sousa.

A abertura do hotel está agora dependente das fases subsequentes de licenciamento e construção, sendo aguardado com expectativa por investidores, operadores turísticos e pela população local.