logo-a-verdade.svg
Portugal
Leitura: 2 min

Candidaturas à bandeira “Autarquia + Familiarmente Responsável” decorrem até 15 de maio

Estão abertas até 15 de maio as candidaturas à 17.ª edição da bandeira “Autarquia + Familiarmente Responsável”, promovido pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR). A iniciativa visa distinguir e dar visibilidade às boas práticas municipais de apoio às famílias em todo o território nacional.

Redação

As 308 autarquias portuguesas podem participar através do preenchimento e submissão de um inquérito disponibilizado pelo OAFR. O inquérito constitui a base de avaliação para a atribuição das bandeiras de “Autarquia + Familiarmente Responsável” aos municípios com as melhores políticas locais de apoio familiar.

Na edição de 2024, participaram 169 autarquias e foram premiados 110 municípios. O distrito de Coimbra liderou em distinções, com 15 municípios galardoados. Seguiram-se os distritos de Lisboa e Porto, com 11 distinções cada. No distrito do Porto, foram premiados os municípios de Amarante, Baião, Felgueiras, Lousada, Maia, Penafiel, Póvoa de Varzim, Santo Tirso, Valongo, Vila Nova de Gaia e Trofa.

Criado em 2008 pela Associação Portuguesa de Famílias Numerosas, o OAFR tem como missão acompanhar, premiar e divulgar as melhores práticas autárquicas em matéria de responsabilidade familiar. A plataforma online do OAFR disponibiliza informações sobre a equipa técnica responsável pela avaliação, bem como uma ferramenta para consulta e comparação das medidas adotadas pelos municípios distinguidos.

As autarquias interessadas devem registar-se ou aceder à plataforma com os dados da edição anterior e nomear uma pessoa responsável pela gestão e submissão do inquérito. A identificação da pessoa responsável deve ser comunicada por e-mail, com os dados solicitados.

Para mais informações, o OAFR disponibiliza apoio através do e-mail referido, bem como dos contactos telefónicos 217 552 603 e 911 815 176.