logo-a-verdade.svg
Baião
Leitura: 3 min

Igualdade de Género em destaque na XV Assembleia Municipal de Jovens de Baião

O Salão Nobre dos Paços do Concelho de Baião recebeu, no passado dia 7 de maio, a 15.ª edição da Assembleia Municipal de Jovens, que contou com a participação de alunos do 9.º ano dos Agrupamentos de Escolas de Vale de Ovil, do Sudeste e de Eiriz.

Redação

 Este ano, o tema central foi a "Igualdade de Género", dando mote a um debate participado e construtivo sobre equidade, respeito mútuo e desconstrução de estereótipos.

A mesa da sessão foi composta por Ana Teixeira, Rodrigo Teixeira e Afonso Marante. Já os alunos Lara Cardoso, Francisca Pinheiro, Afonso Pereira, Ângelo Pinto e Bianca Pereira apresentaram propostas alinhadas com o tema, destacando a importância de garantir igualdade de oportunidades para todos, independentemente do género.

Na abertura da sessão, Armando Fonseca, Presidente da Assembleia Municipal de Baião, deu as boas-vindas aos participantes e salientou o sucesso desta iniciativa, que chega à 15.ª edição como prova do contínuo envolvimento dos jovens na vida cívica do concelho. “Estas sessões permitem aos alunos assumir responsabilidades cívicas e contribuem para a sua formação enquanto cidadãos livres e conscientes”, referiu.

O presidente da Câmara Municipal, Paulo Pereira, enalteceu a qualidade das intervenções dos alunos e destacou que viver em comunidade implica promover relações assentes na igualdade. Defendeu a participação ativa de todos na vida pública como caminho para uma verdadeira paridade, sublinhando que “os jovens não são apenas o futuro, são também o presente e integram a sociedade, sendo parte da solução dos problemas coletivos”. Referiu ainda a importância do 25 de Abril na promoção da liberdade de expressão e alertou para os riscos associados ao uso indevido das redes sociais.

A sessão contou ainda com a presença dos vereadores Filipe Fonseca, Anabela Cardoso e José Lima, da porta-voz do PSD na Assembleia Municipal, Ana Raquel Azevedo, e dos diretores dos agrupamentos escolares, Nuno Mota, Manuela Miranda e José Matos.

O encontro terminou com a habitual troca de ideias e sugestões de futuras iniciativas por parte dos alunos. No encerramento, Armando Fonseca informou que, devido à dissolução do Parlamento e ao atual período eleitoral, a tradicional visita à Assembleia da República não se realizará este ano.