1divisaoafp topo 2023.09.07
Publicidade

Várzea do Douro, FC Vila Boa de Quires, FC Vila Boa do Bispo e GD Livração iniciam a nova época no próximo domingo, 10 de setembro. Os quatro emblemas do concelho de Marco de Canaveses estão inseridos na Série 3 da 1ª Divisão da Associação de Futebol do Porto (AFP)

A competição, que terá um novo formato competitivo, contará com 12 dérbis marcoenses na fase regular, o primeiro logo na ronda inaugural, no Estádio da Raposeira, entre Várzea Douro e Desp. Livração.

goncalo barbosa 2023.09.07
Gonçalo Barbosa, treinador do Várzea do Douro

Gonçalo Barbosa, técnico que se mantém ao leme dos durienses, considera que pela frente vai estar “um grande adversário” e “um dos candidatos” à subida de divisão.

“O Livração é uma equipa que se reforçou muito bem, tem um treinador jovem, muito ambicioso e acho que são candidatos. Mas também sinto que a minha equipa está preparada para este primeiro jogo, que é sempre muito importante neste caminhada. É bom começar em casa com os nossos adeptos”, afirmou.

henrique ferreira 2023.09.07
Henrique Ferreira, treinador do GD Livração

Henrique Ferreira, treinador que assumiu esta época o comando dos livracenses, aguarda por um jogo “bastante difícil”, mas admite estar “confiante” para o duelo com o Várzea do Douro.

“Vai ser um jogo com uma equipa que desceu de divisão na época passada, mas manteve praticamente todos os jogadores, por isso, é bastante forte. Contudo, nós também montamos uma boa equipa e acho que estamos à altura do Várzea do Douro. Vamos tentar fazer o melhor para ganhar esse jogo”, assumiu.

eduardomota 2023.06.18
Eduardo Mota, treinador FC Vila Boa Quires

Já FC Vila Boa Quires e FC Vila Boa Bispo arrancam para a nova época, dentro de portas, frente a Boelhe e Baião, respetivamente. Eduardo Mota, que vai cumprir a terceira época ao serviço dos vilabonenses, lembra que o Boelhe demonstrou, em anos anteriores, “que é uma equipa complicada”, mas pretende aproveitar o fator casa para entrar no campeonato a ganhar.

“O Boelhe é uma equipa que tem jogadores que sentem muito a camisola que vestem e dão tudo pelo seu clube. No entanto, pelo trabalho que temos desenvolvido, estou confiante para qualquer jogo. Temos de fazer a diferença em casa e aproveitar o apoio dos nossos adeptos”, vincou.

miguel azevedo 2023.09.07
Miguel Azevedo, treinador FC Vila Boa do Bispo

Miguel Azevedo, técnico que vai cumprir a segunda temporada ao leme do FC Vila Boa do Bispo, também antecipou o duelo com o Baião. O treinador não espera “um jogo fácil”, mas acredita que é possível entrar com “o pé direito” no campeonato.

“Estamos confiantes, como temos de estar. Reforçamos o plantel para isso e estamos ansiosos de mostrar dentro de campo aquilo que trabalhamos na nossa pré-época. Sabemos que não vai ser um jogo fácil, porque o Baião é uma equipa que tem valor, mas vamos jogar em casa e queremos entrar com o pé direito”, adiantou.

Só na fase regular da Série 3 da 1.ª Divisão AF Porto vão realizar-se 12 dérbis do concelho de Marco de Canaveses. O número aumentará na segunda fase.

A lista até ao final da 1ª volta é a seguinte:

1.ª jornada (10 setembro 2023)

Várzea Douro – Desp. Libração

3.ª jornada (1 outubro 2023)

Vila Boa Quires – Desp. Livração

4.ª jornada (8 outubro 2023)

Desp. Livração – Vila Boa Bispo

Várzea Douro – Vila Boa Quires

5.ª jornada (15 outubro 2023)

Vila Boa Bispo – Várzea Douro

7.ª jornada (29 outubro 2023)

Vila Boa Bispo – Vila Boa Quires

À semelhança do que sucedeu com a Divisão de Honra, na época transata, e a Divisão de Elite, há duas temporadas, a 1ª Divisão AF Porto será composta por quatro séries de dez equipas, numa primeira fase, em vez do modelo originalmente previsto, que contemplava duas séries com vinte emblemas cada.

No entanto, a segunda fase da prova apresenta algumas alterações no formato, comparativamente ao que foi adotado nas duas últimas épocas na Honra e na Elite.

Os dois primeiros classificados de cada série qualificam-se para a fase de apuramento de campeão, partindo com zero pontos. Sobe diretamente à Elite, ou seja uma promoção de dois escalões, “o campeão e, eventualmente, os clubes necessários de acordo com o número de clubes indicados ao Campeonato de Portugal. Sobe ao Campeonato da Divisão de Honra o Clube classificado na posição seguinte ao que subiu à Divisão de Elite de acordo com a classificação obtida”, é esclarecido no regulamento de provas.

Já as formações posicionadas entre o 3º e 10º lugares de cada uma das quatro séries serão distribuídas por quatro grupos de oito equipas, que disputarão a fase de “Subida/Manutenção”. As equipas iniciarão esta etapa da prova também com zero pontos.